quarta-feira, 21 de julho de 2010

Adolescentes de Nova Canaã entregam funis após capacitação

O óleo usado em frituras na cozinha (tanto animal e vegetal) tem um grande teor de poluição, pois a cada um litro de óleo de cozinha jogados nas pias e ralos e que conseqüente vão para os rios, contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa por 14 anos.
Preocupados com isso, desde o ano passado o município de Nova Canaã Paulista, por iniciativa do Departamento de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente/Casa da Agricultura e Prefeitura Municipal, contando com o apoio da Sabesp lançou o Projeto Eco-Óleo. Assim, foram distribuídos dois eco-pontos na cidade (postos de entrega voluntária): Casa da Agricultura, situada a Rua Oito,705, Centro e a Escola Fazenda Socimbra (Rua Maria Solange,528, Socimbra); onde o munícipe pode trocar a cada 3 litros de óleo já usado por 1 novo.
Contudo, os adolescentes do Projeto Ação Jovem e PROJOVEM, realizaram uma visita ecológica no dia 15 de junho deste ano até a Sabesp na cidade de Jales, onde puderam conhecer a Estação de Tratamento de Água e Esgoto daquela cidade, assim conhecer também os prejuízos que óleo lançado incorretamente na natureza pode causar, na ocasião, os adolescentes também realizaram uma trilha pelo local, podendo conhecer diversas espécies de arvores nativas e exóticas.
Para tanto, após essa capacitação, na quarta-feira, 14, os adolescentes entregaram a todas as famílias do perímetro urbano de Nova Canaã e do Povoado de Socimbra, cerca de 600 funis, todos doados pela Sabesp, esta ação visa reforçar a idéia do Projeto Eco-Óleo, para que a população não destine incorretamente o óleo já usado.
Essa mobilização é muito importante, afinal aproxima cada vez mais a população das AÇÕES AMBIENTAIS, sendo todos nós protagonistas na tentativa de melhorar o planeta”, diz Bruna Carolina Fidelis, Interlocutora do Projeto Ambiental Município Verde Azul de Nova Canaã Paulista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário