terça-feira, 9 de novembro de 2010

CRAS DE NOVA CANAÃ DESENVOLVE GRUPOS TERAPÊUTICOS

No intuito de fortalecer as relações sociais e familiares, a equipe do CRAS de Nova Canaã Paulista, por meio da psicóloga Meire Teixeira Gonçalves, desenvolve atualmente os seguintes grupos terapêuticos:

Grupo de Orientação Profissional

Voltado aos adolescentes dos Programas Ação Jovem e Projovem e alunos do 3º ano do Ensino Médio. Com o objetivo de auxiliar os adolescentes na escolha profissional a partir da Orientação Vocacional e conscientizar o grupo sobre suas motivações, desejos e esperanças, suas angustias e temores; Instigar o grupo a pensar sobre as demandas sociais, econômicas, políticas em relação às profissões; Auxiliar no autoconhecimento grupal e individual e na escolha profissional mais consciente.

Grupo Terapêutico para Idosos

A psicoterapia de grupo tem como principal objetivo oferecer a possibilidade para que o idoso possa resgatar as capacidades até então adormecidas e promover a interação através da troca de idéias, estórias de vida, pensamentos e sentimentos. Além de oferecer grande suporte aos quadros de depressão que é manifesto através de uma grande desmotivação e esvaziamento de sentido na vida. Há a possibilidade do individuo encontrar suporte, pois a oportunidade de ouvir e se identificar com o sofrimento humano, através do jogo de espelhos que o grupo oportuniza, amplia a possibilidade de percepção e reavaliação dos conceitos significativos da própria vida.

Grupo Terapêutico sobre as Relações Familiares

A psicoterapia de grupo permite descobrir, transformar e enriquecer o modo de relacionamento interpessoal de cada um dos membros. O grupo de terapia proporciona sentimentos de amparo e troca mútua de experiências, permitindo que cada indivíduo se observe, se reconheça e se re-invente na relação com os outros.

Cada membro do grupo, ao ouvir os outros e ao colocar-se no seu lugar, aprende a descobrir aspectos importantes sobre si mesmo e sobre suas relações afetivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário